quarta-feira, 10 de outubro de 2012




ESCOLA: UM NOVO OLHAR!




Segundo Augusto Cury, no livro “Treinando a emoção para ser feliz”, criamos sociedades complexas, construímos diálogos, produzimos ciência, porque somos uma espécie pensante. Ser uma espécie inteligente nos trouxe muitas vantagens,mas o exercício inadequado da atividade do pensamento trouxe muitos problemas, tais como guerras, discriminações, crimes, injustiças sociais. Além disso, essa atividade também trouxe transtornos internos, como a Síndrome do Pensamento Acelerado - SPA.
O pensamento precisa ter uma velocidade produtiva adequada para propiciar saúde emocional. No momento que esta velocidade aumenta, pode causar sintomas como irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldades de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos de rotina diária. Ela é epidêmica e atinge grande parte da população mundial. É gerada pelo excesso de estímulos produzidos pela imprensa escrita, pela mídia, pela ciência, pela educação, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais. Tal excesso de estímulos gera uma hiperexcitação da leitura da memória que produz uma hiperaceleração dos pensamentos, que, por sua vez, gera o ciclo da SPA. Esta síndrome é geradora da ansiedade. Algumas doenças podem produzí-la, mas, atualmente, ela tem sido produzida como uma doença isolada, desencadeada pelo ritmo alucinante e estressante do mundo moderno.
A característica básica desta síndrome é que as pessoas não desligam suas mentes, não desaceleram seus pensamentos. O humor fica flutuante e irritadiço. Frequentemente, sofrem por antecipação. Outra característica básica é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Lutam para conquistar algo, mas, quando conseguem, logo perdem o prazer. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação, têm dificuldade de contemplar o belo nos pequenos estímulos da rotina diária.


A SPA nos alunos: explicando o caos da educação:
Os jovens em especial são vítimas da SPA. Os professores de todas as sociedades modernas não sabem por que os alunos da atualidade cada vez se concentram menos em sala de aula e estão mais irritadiços e inquietos. Essa síndrome os leva a ter baixa capacidade de pensar antes de reagir e a procurar novos estímulos para excitar sua emoção insatisfeita, por isso tumultuam o ambiente.
Não estamos produzindo pensadores, mas sim reprodutores do conhecimento. Não estamos formando jovens emocionalmente saudáveis. Os alunos saem das escolas com milhões de informações e um diploma nas mãos, porém despreparados para a vida. São necessárias novas técnicas psicopedagógicas para melhorar o rendimento intelectual e promover a educação da emoção. Se não houver mudança, se não houver mudança nas suas bases, nossos professores adoecerão cada vez mais e nossos alunos não sobreviverão num mundo competitivo, agressivo e, frequentemente, menos humano.
Os professores são poetas da vida, eles precisam resgatar a autoestima. A esperança do mundo está sobre os ombros da educação. Entretanto, ser professor tem se tornado uma usina de stress. A educação moderna deve priorizar o treinamento da emoção. 
 
Técnicas de treinamento para a educação da emoção: a educação participativa:
    • Educação participativa
    • Exposição dialogada
    • Contador de histórias
    • Reconstruir o rosto do conhecimento
    • Elogiar e resgatar a autoestima dos alunos
    • Cruzar o mundo dos professores com o dos alunos
    • Ensinar técnicas do treinamento da emoção e gerenciamento do pensamento

Bibliografia:
Cury, Augusto. Treinando a emoção para ser feliz: Nunca a autoestima foi tão cultivada no solo da vida! - 2 ed. - São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2007.

Claire, Loici, Renan, Simone e Tere Araújo

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