quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MAPA CONCEITUAL

    



   "Como desenvolver a concentração dos alunos durante as aulas para favorecer sua aprendizagem?"
       Esta pergunta provocou em nós, professores, a necessidade de refletirmos sobre as diversas variáveis envolvidas no processo ensino-aprendizagem de alunos dos anos/séries finais do ensino fundamental. Dentre as variáveis, citamos a adolescência, fase pela qual estão passando tais alunos, e que, por si só, já tem características e peculiaridades específicas. Junto a isso, também destacamos que cada aluno está vinculado a uma família, num contexto sóciocultural, ético e moral, com a tecnologia fazendo parte desta dinâmica. Ante o exposto, torna-se valioso proporcionar que os adolescentes construam seu conhecimento e acreditem que são sujeito de sua aprendizagem. Para isso, cabe ao professor estabelecer estratégias  que desencadeiem tal processo.
       A fim de nortear nosso trabalho de pesquisa e discussão, construímos um mapa conceitual dos aspectos que consideramos fundamentais relacionar, conforme apresentamos a seguir: 



       Consideramos importante salientar que os conceitos destacados no mapa conceitual foram retirados de uma reflexão prévia onde apontamos as certezas provisórias e as dúvidas temporárias presentes em nossa atividade pedagógica com alunos dos(as) anos(séries) finais do ensino fundamental, de acordo com o que segue abaixo:

CERTEZAS  PROVISÓRIAS                               DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
Dificuldade de concentração                               Causa orgânica e/ou influências do meio
Interesses diversos                                            O que interessa aos alunos?
Adolescentes? problema (família - indisciplina)          Acompanhamento familiar na vida do filho
Falta de coesão                                                 Interferência na falta de atenção
Lideranças negativas                                          Lideranças negativas: modelo de comportamento
Desinteresse cultural                                          Não buscam enriquecimento cultural
Influências da tecnologia midiática                       Quanto a tecnologia  afeta negativamente
                                                             
                                                                










Nenhum comentário:

Postar um comentário