"Como
desenvolver a concentração dos alunos durante as aulas para favorecer sua
aprendizagem?"
Esta pergunta provocou em
nós, professores, a necessidade de refletirmos sobre as diversas variáveis
envolvidas no processo ensino-aprendizagem de alunos dos anos/séries finais do
ensino fundamental. Dentre as variáveis, citamos a adolescência, fase pela qual
estão passando tais alunos, e que, por si só, já tem características e
peculiaridades específicas. Junto a isso, também destacamos que cada aluno está
vinculado a uma família, num contexto sóciocultural, ético e moral, com a
tecnologia fazendo parte desta dinâmica. Ante o exposto, torna-se valioso proporcionar que os adolescentes construam seu conhecimento e acreditem que são sujeito de sua aprendizagem. Para
isso, cabe ao professor estabelecer estratégias que desencadeiem tal processo.
A fim de nortear nosso trabalho de pesquisa e discussão, construímos um mapa conceitual dos aspectos que consideramos fundamentais relacionar, conforme apresentamos a seguir:
A fim de nortear nosso trabalho de pesquisa e discussão, construímos um mapa conceitual dos aspectos que consideramos fundamentais relacionar, conforme apresentamos a seguir:
Consideramos importante salientar que os conceitos destacados no mapa conceitual foram retirados de uma reflexão prévia onde apontamos as certezas provisórias e as dúvidas temporárias presentes em nossa atividade pedagógica com alunos dos(as) anos(séries) finais do ensino fundamental, de acordo com o que segue abaixo:
CERTEZAS PROVISÓRIAS DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
Dificuldade de concentração Causa orgânica e/ou influências do meio
Interesses diversos O que interessa aos alunos?
Adolescentes? problema (família - indisciplina) Acompanhamento familiar na vida do filho
Falta de coesão Interferência na falta de atenção
Lideranças negativas Lideranças negativas: modelo de comportamento
Desinteresse cultural Não buscam enriquecimento cultural
Influências da tecnologia midiática Quanto a tecnologia afeta negativamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário